jan 2014

Guarda Portuária do ES faz greve nesta sexta (24)

guardaAndréa Margon

Os guardas portuários do Espírito Santo aderem ao movimento dos portuários da Cia Docas do Espírito Santo (Codesa) e cruzam os braços nesta sexta-feira (24), por 24 horas. São várias as reivindicações, mas a que mais afeta aos guardas é em relação a regulamentação da Guarda Portuária.

A regulamentação está sendo construída na Secretaria Especial de Portos (SEP), em Brasília e irá determinar as novas regras para o setor. O Sindguapor reivindica a participação dos trabalhadores nessa etapa de redação, já que a mão de obra é diretamente afetada.

O Sindguapor participa do movimento por considerar pertinente as reivindicações. A pauta do movimento é em relação à suspensão dos serviços médicos para os aposentados; a dívida que a União tem com o Portos (fundo de assistência); o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); e a regulamentação da Guarda Portuária.

O movimento irá afetar o Cais Comercial (Vitória) e Capuaba (Vila Velha) e tem o apoio da Intersindical da Orla Portuária ES

Uma outra paralisação poderá acontecer dia 30 deste mês, de prazo indeterminado, caso não haja negociação no período.